domingo, outubro 10, 2010

Os Saltimbancos do GPT

Há um longo tempo não me dispunha a ir ao teatro; fui ontem. Não pela novidade do espetáculo - uma remontagem de "Os Saltimbancos", mas pela vontade de ouvir uma mensagem que faz sentindo ainda hoje: "todos juntos somos fortes".

À apresentação do GPT, em comemoração aos seus 20 anos, fui esperando ver a mesmice das dezenas de montagens que assisti. Felizmente estava enganado: Dinho Gonçalves soube mover a luz. 

Teatro lotado, muitas crianças e um bando de adultos em êxtase com o espetáculo, foi o que vi. Muito mais que a peça, assisti ao renascimento de sonhos e esperanças, aos olhos voltados a projetos destemidos. Creio que os assuntos da noite de ontem nos bares foi esse espetáculo.

Críticas negativas certamente virão, não serão minhas. Na simplicidade da montagem, com recursos escassos, para um público que não tem por hábito ir ao teatro,  gargalhadas e reflexões foram, mais uma vez, repassadas. Há que se ter esperança que a nova geração que estava lá fará diferente do que fomos capazes.

O destaque dessa montagem, em opinião de mamulengo que sou, saiu do pelo luzidio da "gata", toda preta, para uma assustada "galinha" que fez a diferença no palco e encantou a platéia. Vi, em meio à escuridão, os olhos de Marina (a filha) brilharem aos 15 anos de idade como se houvesse descoberto um mundo novo. Há tempos, não via tanta felicidade nela e, só por isto, já me agrada ter, mesmo me sentindo mal fisicamente, ter ido ao Teatro de Arena do SESC.

[Todos os sábados e domingos de outubro, a peça estará sendo levada; não deixe de (re)ver]

Um comentário:

Sandra Buh disse...

Obrigada pelo texto tão bom de ler sobre nosso trabalho.
Fiquei realmente honrada.