domingo, novembro 15, 2009

Fuçando orkut alheio

Vejo no orkut de um amigo que outra amiga aproveita para propor uma reunião para matarmos a saudade. Diz ela que seria uma oportunidade para que conhecêssemos os filhos uns dos outros. Acho a idéia adorável, mas ainda nos conhecemos para apresentarmos os herdeiros de nossos sonhos ou teremos que recomeçar de onde paramos?

As decisões pessoais nos levaram por caminhos tão distintos, tão distantes do que imaginávamos que, confesso, me subiu um frio pela espinha. Tenho medo do que encontrarei. Algumas lembranças foram apagadas por escolha ou falta de opção; não sei se as quero de volta.

Era eu tão convicto do que pregava naquela época e, hoje, sinto-me como se tivesse desperdiçado um precioso tempo: os ícones do que acreditava mudaram tanto que não sei se eles realmente existiram ou os criei a fim de viver um momento feliz.

Parece-me que o cipó de aroeira que deveria voltar para quem mandou dar mudou mesmo de mão, mas o lombo ainda é o meu; tem ferido mais estando em mão amiga.

Creio, então, que proporei o seguinte: vamos fazer a reunião, mas prometemos falar somente dos assuntos até o dia em que acordamos do sonho, não vamos pensar que nosso líder governa o Estado, que alguns assessores dele sentavam e conversavam despreocupadamente e hoje nem nos recebem - talvez eles temam que peçamos algum favor!

Não vamos pensar neles. Vamos lembrar de Ozéias que cedo partiu nos deixando um soluço preso na garganta enquanto nos preparávamos para mais uma tensa reunião. Vamos lembrar a beleza daquela menina que "detestava política" e preferia sonhar com a novela. Vamos recordar as pichações que não fizemos por falta de oportunidade ou coragem. Vamos imaginar que aquela frase do Natal - No muro branCO LI RIO onde se escrevia Brasil está lá e que ela ainda é um "colírio" após todos esses anos. Vamos brincar que ainda existem Sandro e Sandra, Jorge e Edilma, Altair e Jacque, Nonato e seus bilhetes armazenados na banca de revista da esquina da praça, Fran encenando uma peça no auditório do CESEME e Edson "dirigindo-a", que Henrique ainda é Diretor da Escola e que temos mais liberdade de falar e fazer, que ainda escrevemos para o "ETC & TAL", que Binho ainda ilustra nossas insanidades de escrita, que somos as cabeças pensantes de nossa época, que Antonio José vai chegar a qualquer momento pra começar a aula de Língua Portuguesa, que a Guajarina vai entrar dizendo "Good Morning" e nós nem vamos aprender inglês mesmo - estamos lutando pra aprender coisa mais importante, vamos discutir se é melhor a situação de Cuba ou da Albânia e nem sabemos ao certo onde ficam ambas, vamos imaginar que Zé Alicio ainda é o presidente da Casa do Estudante, que ela finalmente representa os estudantes e não é ponto de venda de ração, que Aurea ainda é a atriz em "viva o rio branco total e radiante", que ainda rimos desse texto maravilhoso, que Écio ainda homenageia Toinha em sua canção, que ainda se veste de palhaço e alegra crianças na escola, que Dirciney ainda toca usando as cifras de revista VIGU, que Joaci, João Luis, Emir Mendonça e outros tantos professores vão pesar menos a mão na hora da avaliação - afinal, estávamos muito ocupados fazendo política, que vamos ser bem recebidos em todas as escolas que passarmos convocando para uma assembléia de estudantes, vamos fingir que eles se importam com o que falamos, que César vai transformar aquela nossa crítica de cinema (seriíssima) em um texto tomado de picardias, que o Arimatéia vai, finalmente, se posicionar na "caminhando" ou na "viração", desde que se decida, que vou poder conversar com Altair sem ser cobrado pelos meus nem ele pelos dele - ora, nós sabemos no que acreditamos; ele bem mais que eu. Vamos pensar que a voz da Rosangela poderia ser menos gasguita e que a assembléia é de estudantes secundaristas - ela deve falar só na UFAC, que Marcos Afonso vai falar menos tempo, mas que ainda vai dar show na oratória, que as palavras de ordem vão vir da compreensão e não da simples repetição, Enfim, vamos sonhar! Sonhar que a ponte começa aqui e não vamos atravessá-la; não vamos ser adultos, só garotos sonhadores construindo um mundo melhor para os filhos que não sabemos se temos.

17 comentários:

Unknown disse...

Sou suspeito para falar de James!
Nosso pai, o Pai dos secundaristas, que sonhavam e de certa forma realização seus sonhos. Não realizaram 100% mais deixaram gravada na história do Acre o nosso momento.
Hoje não existem atitudes igual as de Chico, Marina, Jorge Vianna, Marcos Afonso, Patrícia, James, Natal, Tânia, a saudosa Nina, o saudoso Ozeias, Horge Henrique, Aurea, Jackie, Edilma, Edson, Joelma, Julia Feitosa, Carioca, Binho O GRANDE!!!
Sei que fizemos e fizemos para ficarmos na história. Vamos ser convencidos, ninguém é insubstituivel... MAS NÓS FOMOS E SEREMOS UNICOS..
Nonato

Anônimo disse...

Eu não sei não. Fiquei aqui lendo isso e pensando o que é mesmo que vc gostaria....
Acredito, sem pieguices ou presunção, que a vida nos dá sempre as oportunidades de vivenciar experiências, que obviamente não são todas boas, mas a larga maioria nos conduz a significados de aprendizagem e, portanto, de mudança.
Sempre portei todos os amigos no coração, até os que nunca mais vi desde que a vida me trouxe pra longe de minha terrinha e construi castelos em outros sítios.
Voltar a cada vez foi sempre melhor. Eu, que sempre me senti cidadã do mundo, carreguei comigo tudo que me levava de volta a um lugar de rio barrento e suas pontes, e tudo que me tornou grande parte do que sou como gente.
Aprendi muito nesses anos, como diz uma velha canção. Até com as decepções aprendi. E acho que o cuidado com os nossos sonhos, os que se realizaram, os que não, os que ainda podem e os improváveis, assim como as saudades e as lembranças, devem ter a exata dimensão do que cuidou o tempo.
Não há o que temer, creio, no encontro de corações que se conhecem, ainda que não sabiam de muito. Porque o que se perdeu ficou no vácuo de uma etapa não partilhada e lá é o seu lugar.
Eu não dividi com vocês coisas que foram as mais significantes da minha vida, como tornar-me mãe. Vocês não estavam na minha formatura, não comemoraram comigo a aprovação no concurso público, a defesa de tese do mestrado, não chorei no seus ombros quando minha mãe partiu tão de repente...
Mas há, num cantinho profundo da alma, um lugar que é só nosso, de eventos que me marcaram pra sempre, de um tempo que se chama adolescência.
Mas não quero fingir aquele tempo. Ele ficou lá, como toda a sua riqueza. Eu quero saber de você, tudo que quiser que eu saiba sobre o que não vi nem vivi de sua vida. Pode ser só do agora, pode ser tudo ou quase nada. Pode ser só um sorriso, um beijo, um abraço.
Um abraço de James pra mim sempre terá o mesmo efeito de afeto que tinha aos 16 anos.
Tem um abraço ai pra mim?
Tânia

JAMES FERNANDES disse...

O que gostaria? Esses vômitos! O abraço, o mesmo, te espera.

Anônimo disse...

não sei mexer com internet, tenho preguiça. é q postei um comentário ao james e tania e ele não apareceu. estou no replay. então-se pronto: - fui a colônia, e tinha muito sol, calor ardente, e na mata, os capelões cantavam alto, gritavam...estavam advinhando chuva. como eles sabem? eles sabem e ponto. e nós é q fazemos as perguntas. na era dos sabidos, pergunto: o q a gente não sabe? essa é a questão. a gente não sabe. nem d'um, nem d'outro. por isso o amor, não pede, nem exige. amor se ama. e só. se vive. e não digo sabendo, digo, procurando também. mas espero q todos estejam dispostos a nos encontrarmos, sou capaz até dependendo do dia, tomar umas geladas...

Anônimo disse...

O amor de Dante, aquele que move o sol assim como as estrelas... mas é o amor! de Zézé di Camargo e Luciano...e também dos filminhos da Barbie, q minha filha adora e viaja alto.

Anônimo disse...

não sei botar o nome, daí ficou anônimo, mas vcs sabem quem sou, pois bem...

Anônimo disse...

como faço pra localizar a Fran. preciso combinar com ela algumas coisas. essa internet é realmente útil.

JAMES FERNANDES disse...

Os comentários no blog estavam no processo de moderação. Refiz essa opção e agora, quando você postar um comentário, ele vai ser imediatamente publicado, sem minha intervenção. Obrigado por participarem de minha "provocação". Tô adorando tudo isso!

Anônimo disse...

Ué, Fran também tá no orkut. Todo mundo tá no orkut, até o Edson. Falta mais ninguém não!!!!
É só procurar Ormifran Pessoa no meu.
E ela trabalha na UFAC ainda, né? Fácil achá-la, creio.
E esses blogs ai tipo blogspot são um saquinho pra postar com e-mail. Eu nem esquento. Vou no anônimo e tasco o nome embaixo...hahah
Bjos.
Tânia

Anônimo disse...

o nônimo sou eu, e o anônimo também. tenho muitas lembranças também James, principalmente, da top models q namorei.....ah, os velhos e chorosos tempos de dor de cotovelo...queria fazer uma enquete se em tempos de fica ainda "dor de cotovelo". A meninada é tão assim-assim, q nem dor desviada existe mais. até aquele frio na barriga de descer a ladeira da maternidade de bicicleta, a moçada hoje não sente mais. são novos tempos. o misticismo explica.

Anônimo disse...

por que até o Edson tem orkut?????no comentário da Tania...quem é esse cara?

Jacquelini Marinho disse...

Anônimos ou não, a questão é que estamos todos com o mesmo sentimento do reencontro consigo,contigo,conosco...com todos.Tivemos grandes aventuras juntos,a aventura da descorberta, do acreditar que tinhamos todas as respostas, acreditávamos até na dialética!!!
Estamos cá dentro de nós...
Um beijo James
Jackie

Unknown disse...

Conta o tempo que um certo Edson estava curtindo uma paixão quase platônica por uma certa Cleísa Brasil, codinome Colírio. Angustiado, resolvi dar uma força para esse romance e escrevi no muro: Pelo prisma opaCO LI RIO onde se escrevia Brasil. E o romance? A história reescreveu em outros muros brancos.

Anônimo disse...

Ah, então foi tu, Natal? sei umas tuas também, posso abarcar aqui??????

Platônico da Silva

Anônimo disse...

grande abraço Natal. agora responde a minha pergunta de dias atraz: - tu ainda é Nath e Gol?
Edson

Anônimo disse...

isso aki virou chat.

Anônimo disse...

Eu era Caminhando rsrsrs...e embora aprendiz de vcs viajei na saudade...bjs em seu coração querido!!!