segunda-feira, novembro 23, 2009

Primeiros passos

Fiquei hoje emocionado com a lembrança dos primeiros passos que minha Marina deu. Lucas havia caminhado aos dez meses de idade e, confesso, não tenho nenhuma lembrança especial desse dia. Mas, a Marina...

Em seu aniversário de um ano ela ainda não tinha caminhado. Nunca me importei com isto, cada coisa a seu tempo. Mas fomos à casa da avó e lá todos não cansavam de repetir a mesma coisa: um ano e ainda não anda! Ainda assim, nada disso me afetava.

Quando voltamos à casa, levei-a como costumeiramente fazia, até a porta, coloquei-a segurando-se e abri a porta. Ao vê-la aberta, Marina caminhou até a sala e sentou-se.

Entre aturdido e alegre, pude perceber que não foram passos de chegada a um novo nível na vida; foram passos de irritação, de eu sei que posso, de quando eu quiser, eu ando. E me olhou. Como se estivesse compadecida da minha condição de ignorante das possibilidades dela.

Ali, imóvel, tive a confirmação que aqueles seriam os primeiros passos dos muitos que a levariam para longe de mim, como cabe a todos os filhos.

Nenhum comentário: